Ceará

Resistência

Plataforma Casamata realiza eventos focados na produção artística negra do Ceará

A programação acontece durante todo o mês de dezembro.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Primeira edição do Desmonte Colonial, programa de ativação da Casamata. - Foto: Redes Sociais

A Casamata, projeto cearense iniciado no final de 2017, é uma plataforma expandida focada na produção artística contemporânea e emergente de artistas negros, indígenas e racializados, desenvolvendo projetos e ações voltadas para o campo das artes visuais, cinema, literatura e produção cultural. Para os idealizadores do projeto, Clébson Francisco e Ana Aline Furtado, a Casamata nasce com o desejo de conectar pessoas e ampliar relações sobre arte e pensamento decolonial, fazendo discussões sobre relações de raça, gênero, dissidência sexual, territórios e periferias. Com esse mote, a plataforma realiza diversas atividades na cidade de Fortaleza.

Uma das ações mais frequentes da Casamata em Fortaleza é o Desmonte Colonial, um programa de ativação, acompanhamento artístico e formação, voltado para artistas e pesquisadores de campos diversos da arte e da educação. Com três edições presenciais ocorridas no segundo semestre de 2019, o programa vem se adaptando ao presente momento e terá neste mês uma versão virtual para convidados. A proposta reunirá, entre os dias 14 e 21 de dezembro, artistas e curadores brasileiros, entre eles Kaciano Gadelha e Ana Lira, com chamada para o público externo a ser divulgada em suas redes sociais. As conversas serão sobre história, memória, processos artísticos e anti-colonialidade, um espaço onde todos podem compartilhar suas pesquisas e processos múltiplos.

Outra ação da Casamata é a Residência Artística Memórias Negres-Natives que chega a sua segunda edição em formato virtual. Coordenada por Pedra Silva, Amanda Monteiro e Clébson Francisco, a residência se constitui como um espaço expandido de pesquisa de narrativas corporais e visuais negras e indígenas a partir dos mitos pessoais ancestrais. Tendo três principais pilares, chão, memória e corpo, a imersão volta o olhar da arte para as questões da comunidade, do território e os saberes de cada artista participante, tendo como resultado um percurso formativo elaborado a partir das narrativas e memórias de cada participante. A segunda edição ocorrerá em dezembro para artistas convidados de todo o Brasil.


De acordo com os organizadores, uma das ações mais frequentes da Casamata em Fortaleza é o Desmonte Colonial. / Foto: Redes Sociais

Censo de Profissionais Negros e negras no Audiovisual do Ceará

Pautando a visibilidade negra em todas as áreas e funções, o projeto "Censo de Profissionais Negres no Audiovisual do Ceará", realiza um mapeamento dos profissionais negros que trabalham em toda a cadeia de audiovisual cearense. Para isso, a Casamata lançou no dia 07 de dezembro, um formulário público, que será utilizado para a criação desse material. Este projeto é parte de uma das ações da Negritude Infinita, um grupo formado por cineastas e pesquisadores negros residentes no Ceará, que realizou em 2017 e em 2019 duas edições da Mostra Negritude Infinita, com exibições de filmes realizados por cineastas negros, oficinas e debates. Além da mostra, o projeto também iniciou, em 2018, o Mapa de Difusão do Cinema Negro no Brasil, cartografando as mostras, festivais e cineclubes focados na divulgação da produção audiovisual negra em todo o país.

Seminário Negritude Infinita

Realizado pelo Casamata, através da Negritude Infinita, a segunda edição do Seminário Negritude Infinita que traz como tema central “Dispositivos e estratégias imaginativas no Cinema Negro Brasileiro”, e se constitui como um espaço de reflexão sobre a produção audiovisual de autoria negra no Brasil, compreendendo propostas múltiplas, interdisciplinares e ampliadas sobre a experiência da pessoa negra no cinema. Com sua primeira edição realizada presencialmente no fim de 2019, o novo desafio do evento é a adaptação para o virtual. A partir do dia 21 de dezembro, o público poderá acompanhar através do Youtube seis mesas de debate, contando com 20 convidados de todo o Brasil que se destacam por suas produções no cinema negro contemporâneo.

Programação

Desmonte Colonial
Dias 14, 16 e 18 de dezembro - Encontros para convidados e ouvintes
Dia 21 - Conversa aberta com curadores Ana Lira e Kaciano Gadelha – Transmissão via Youtube

Seminário Negritude Infinita
A partir do dia 21 de dezembro - Transmissão Via Youtube
Convidados: Janaina Oliveira (RJ), Alex França (BA), Safira Moreira (BA), Iris de Oliveira (BA), David Aynan (BA), Edileuza Penha (DF), Jaqueline Souza (SP), Dandara de Morais (PE), Keila Serruya (AM), Heitor Augusto (SP), Kênia Freitas (ES), Bruno Galindo (SP), Paula Hasney (CE), Fábio Rodrigues (BA/MG), Anti Ribeiro (PE), Tatiana Carvalho Costa (MG)

Mais informações sobre a programação clique aqui.

Edição: Monyse Ravena