Paraná

LUTA

Juventude lança nota de solidariedade aos trabalhadores da educação do Paraná

"O atual governo estadual de Ratinho Jr e de seu secretário Renato Feder tem promovido o desmonte da educação pública"

Curitiba | PR |
Nota em solidariedade à luta dos educadores do Paraná - Fotos: Giorgia Prates. Design: Letícia Farias

Diante da luta de professores e educadores de escolas no Paraná, o movimento Levante Popular da Juventude emitiu uma nota de solidariedade. Leia a seguir.
..

O Levante Popular da Juventude Paraná vem por meio desta nota expressar solidariedade irrestrita a todos lutadores e lutadoras que estão no centro cívico em defesa dos direitos, da educação pública e dos serviços públicos no estado.

O atual governo estadual de Ratinho Jr e de seu secretário Renato Feder tem promovido o desmonte da educação pública e dos serviços públicos por meio de medidas impositivas, ataques, processos de terceirização, fechamento de escolas, sucateamento das universidades estaduais, militarização das escolas e agora, recentemente, em um canetaço colocou o edital 47/2020 que altera a lógica de seleção de professores temporários (PSS), exigindo cobrança de taxa para serem avaliados, realização de prova escrita aplicada por empresa privada sem licitação com gasto de 3,5 milhões de reais e que incidirá no desemprego de aproximadamente 20 mil profissionais devido à redução de vagas atrelada ao fechamento de turmas e turnos. 

Ressaltamos a urgência da revogação do edital em plena pandemia e crise sanitária (aprofundada pelo negacionismo do governo) que implicará a possível contaminação de milhares interessados que estarão presencialmente realizando esta prova, tendo em vista a disparada ascendente de casos ativos de COVID-19 no estado. A realização desta prova ampliará as contaminações ocasionando um grande risco a população paranaense, mortes e um possível colapso no sistema de saúde do estado.

Apoiamos totalmente a revogação do edital 047/2020; a prorrogação dos contratos de professores, professoras e funcionários temporários em razão da pandemia; a manutenção do ensino noturno (regular e EJA) nas escolas militarizadas impositivamente; pela realização de concurso público para qualificar as condições de trabalho docente e o trabalho educativo; e pela manutenção do ambiente de diálogo e negociação como alternativa de solucionar os problemas educacionais que afligem o Paraná.

Prova é para Concurso Público!

Por uma educação pública, gratuita, laica, socialmente e historicamente referenciada, de qualidade e com participação popular!

Levante Popular da Juventude - Paraná

Edição: Lucas Botelho