Rio Grande do Sul

PRÊMIO

Sede da Amigos da Terra Brasil é única representante do país no prêmio Atlas Utopia

CaSanAT é o único representante brasileiro entre os 12 finalistas de diferentes categorias em 2020

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A sede atualmente é um espaço de organização social e educação para o pensamento da cidade, atua no fortalecimento das comunidades e como polo de resposta à pandemia - Divulgação

Desde esta quinta-feira (15) a votação para o prêmio internacional Atlas da Utopia 2020 promovido pela iniciativa Transformative Cities está aberta. A organização ambientalista Amigos da Terra Brasil está representando o Brasil entre os finalistas na categoria Habitação no prêmio. 

Cedido pelo Patrimônio da União em 2004, o local era antes um imóvel em ruínas. Hoje, é um espaço recuperado, modelo de sustentabilidade em meio urbano. Ali ocorrem oficinas, feiras agroecológicas, rodas de conversa e diversas outras atividades abertas ao público. 

Atualmente a organização luta para manter sua sede, a CaSanAT, ameaçada de reintegração de posse pelo governo Bolsonaro. O espaço é um Centro de Referência em Tecnologias Populares para fazer e pensar a cidade. Articulados com organizações e movimentos, que buscam construir justiça ambiental na cidade, colocando os direitos dos povos acima dos interesses empresariais. 

"Para nós é muito importante estar participando do Atlas da Utopia que é a comprovação da CaSanAT, da relevância do trabalho que vem sendo feito, de todas as tecnologias que viemos buscando para transformar a cidade em um lugar melhor para todo mundo. É um reconhecimento, ainda mais nesse momento de ataques que vivemos, onde o governo Bolsonaro vem atacando as organizações da sociedade civil e o Amigos da Terra diretamente com o tema, com a retirada da nossa sede", afirma o conselheiro do Amigos da Terra Brasil, Fernando Campos Costa.

Sobre o prêmio 

O prêmio Atlas da Utopia valoriza práticas políticas transformadoras que ocorrem em nível municipal em todo o mundo. O caso da CaSanAT é o único representante brasileiro entre os 12 finalistas de diferentes categorias em 2020.

Para saber mais sobre o projeto e para votar, acesse:

https://transformativecities.org/2020award/

Edição: Katia Marko