Paraná

UNIVERSIDADE

UFPR lança série sobre mundo dos museus

Com vídeos curtos, terá versões acessíveis a pessoas com deficiência

Curitiba (PR) |
A websérie foi idealizada pelo MusA - Divulgação

O primeiro episódio da websérie #WebMusA, criada pelo Museu de Arte (MusA) da Universidade Federal do Paraná para atrair público para museus estreia em 24 de setembro, às 16 horas, no YouTube. A série conta com recursos de animação gráfica e entrevistas de especialistas sobre assuntos inerentes às instituições. A exibição do primeiro episódio, que explica o que é um museu, acontecerá durante a 14ª Primavera dos Museus, evento anual do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), de 21 a 27 de setembro. 

A websérie foi idealizada pelo corpo técnico do MusA para compensar as atividades suspensas na pandemia. O projeto tem direção geral da produtora cultural Karla Nascimento e da museóloga Mariana Novaes. Também envolve participação de estudantes no desenvolvimento de atividades de pesquisa, produção, edição e animação gráfica dos vídeos. 

Segundo Mariana, a proposta é atrair público jovem. “Com o uso de referências da internet e da linguagem dos memes nas animações, esperamos atrair o público jovem e até mesmo pessoas que não têm o hábito de frequentar museus e, assim, instigar a conhecerem o universo dessas instituições tão ricas de cultura e conhecimento”. 

SERVIÇO
 
O quê: Série #WebMusA 

Quando: estreia 24 de setembro, às 16h 

Onde: Canal do MusA no YouTube.  

Para mais informações, envie e-mail para [email protected] 

Edição: Gabriel Carriconde