Pernambuco

POLÍTICA

Conheça os parlamentares que invadiram Cisam para tentar evitar aborto em criança

Clarissa Tércio, Joel da Harpa, Cleiton e Michelle Collins estiveram no Centro junto de grupos fundamentalistas

Brasil de Fato | Recife (PE) |
No domingo (17), tentativa de invasão do Centro causou tumulto e confusão com a presença de grupos conservadores e religiosos - Reprodução

Nos últimos dias chamou atenção de todo o Brasil a mobilização de militantes e políticos de direita para protestar em defesa de manter uma gravidez fruto de estupro em uma criança de 10 anos de idade. Três deputados estaduais pernambucanos, uma ex-deputada e uma vereadora do Recife foram ao hospital junto com um grupo de cristãos católicos e protestantes, protestar contra a realização do procedimento, acusando a criança e a equipe de saúde de assassinato.

O procedimento, que tem respaldo legal por ser uma gravidez fruto de estupro e por colocar em risco a vida da criança, também foi autorizado pela Justiça estadual do Espírito Santo. Mas o hospital universitário do estado não realizou o procedimento e a família foi transferida, em segredo, para Pernambuco, onde realizou o aborto no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), no bairro da Encruzilhada, Recife. 

A informação sobre o estado e hospital foi vazada para a militante de extrema-direita Sara Geromini, que divulgou publicamente. A paulista, que usa o codinome “Sara Winter” em homenagem à agente nazista Sarah Winter que fazia espionagem no Reino Unido durante a 2ª Guerra Mundial, também divulgou o endereço residencial da criança. Conheça os parlamentares:

Clarissa Tércio


Francisco Tércio e Clarissa; três Ferreiras (André, dep. federal; Anderson, prefeito de Jaboatão; e Fred, vereador do Recife); e Renato Antunes, ver. do Recife; em ato de filiação de Clarissa ao PSC / Divulgação/PSC

Deputada estadual em primeiro mandato, Clarissa Tércio é natural de Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana do Recife e segundo município mais populoso do estado. Ela é filha do pastor evangélico Francisco Tércio, presidente do Ministério Novas de Paz da denominação Assembleia de Deus. 

O ministério teve origem em 1997, dentro de um Quartel da Polícia Militar em Jaboatão, e hoje conta com mais de 150 templos no estado, sendo mais de 80 em Jaboatão. Em 2018 a deputada foi eleita com 50,8 mil votos e é filiada ao PSC, partido comandado no estado pelo também fundamentalista evangélico André Ferreira, deputado federal.

A família é proprietária desde 2014 da Rádio Novas de Paz, a de maior audiência na capital pernambucana e com retransmissão no interior do estado. Tanto o pai como a filha possuem programas na rádio. No início da pandemia, a rádio foi denunciada no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e no Ministério Público Federal (MPF) por espalhar informações falsas, alegando que a pandemia era mentira de veículos de comunicação para prejudicar o governo Bolsonaro. 

Semanas depois, Clarissa Tércio passou a circular em bairros da periferia distribuindo para a população caixas de cloroquina, medicação propagandeada por Bolsonaro, mas cuja eficácia comprovadamente inexiste. O grupo religioso também coordena uma comunidade terapêutica que recebe dependentes químicos e, segundo o próprio centro, “restaura e devolve à sociedade indivíduos capazes de servir à Cristo”.

Joel da Harpa


Em suas redes sociais e programa de rádio, deputado mistura pautas como o militarismo, armas e religião / ALEPE

Também natural de Jaboatão dos Guararapes, cristão protestante, José Maurino do Carmo é policial militar. No início de 2014 o soldado liderou a última grande greve da Polícia Militar de Pernambuco e, meses depois, foi eleito deputado estadual com 19,8 mil votos, representando os segmentos da polícia e dos evangélicos. Em 2017 o parlamentar acabou expulso da corporação sob a justificativa de ter “maculado a honra, o pundonor policial e ferido o decoro de classe” ao vender por R$5 mil, a outro PM, um terreno que não lhe pertencia no bairro de Candeias.

Em 2018 ele alcançou 46,5 mil votos. Evangélico, o parlamentar defende que a população tenha maior facilidade para acessar armas de fogo O deputado também apresenta programa diário na Rádio Maranata, a segunda com maior audiência no Recife e região.

Cleiton Collins

Nascido em Petrolina de Goiás (GO), Cleiton Gonçalves da Silva se converteu para o protestantismo e se tornou pastor evangélico neopentecostal da Assembleia de Deus, além de radialista e apresentador de TV de programas religiosos. 

Cleiton Collins foi eleito pela primeira vez em 2002, com 41,4 mil votos e foi o deputado estadual mais votado de Pernambuco nas três eleições seguintes (2006, 2010 e 2014), alcançando nesta última 216,8 mil votos. Em 2018 sua votação vai pela metade, mas os 106,4 mil foram o suficiente para ser o 2º mais votado. 

Em 2012 foi candidato a prefeito de Jaboatão dos Guararapes, mas não chegou ao 2º turno. Ele apresentou, em 2015 o Projeto de Lei Ordinária nº 62/2015 para proibir festas “open bar” e impondo mais dificuldades para a realização de raves (festas de música eletrônica) em Pernambuco. Ele é casado com a hoje vereadora Michelle Collins.


Dupla tem mandato estadual e na capital recifense, mas este ano devem lançar irmã de Michele como candidata a vereadora em Jaboatão / Divulgação/PP

Michele Collins

Nascida em Belo Horizonte (MG), Daize Michele de Aguiar é também missionária junto à denominação neopentecostal Assembleia de Deus. Também fundou a comunidade terapêutica Saravida, em 2003, pela qual foi a principal responsável por 10 anos, até ser eleita vereadora do Recife, em 2012, com 10,6 mil votos. Em 2016 foi eleita para o 2º mandato como a mais votada da capital pernambucana, com 15,3 mil votos.  

Michele Collins também é apresentadora de programa de rádio que durante anos ia ao ar na Rádio Maranata, a 2ª mais escutada no Recife e região. Em 2019 ela foi processada pelo Minstério Público por intolerância religiosa, após publicar nas redes sociais que estaria num evento neopentecostal “orando para quebrar toda a maldição de Iemanjá”.  Ela tenta o terceiro mandato na Câmara do Recife este ano.

O Brasil de Fato Pernambuco entrou em contato com todos os parlamentares para se manifestarem a respeito da invasão ao CISAM no último domingo, mas não obteve resposta.

Edição: Vanessa Gonzaga e Monyse Ravena