Paraná

JUVENTUDE

COLUNA DA JUVENTUDE I Na história e no presente: estudantes em luta

Mais uma vez, vivemos um momento adverso de nossa história, no qual ultrapassamos as 100 mil mortes por covid-19

Curitiba | PR |
Marcha dos estudantes em Brasília, durante o 57º Congresso Nacional da UNE, em 2019. - União Nacional dos Estudantes

A terça-feira foi marcada em todo país por ações feitas por estudantes, que ao longo da história, resistiram ao autoritarismo, à repressão e denunciaram a agenda liberal de privatização. Estudantes, estiveram organizados no último século buscando defender nossas maiores riquezas.

E no dia 11 de agosto, essas e esses estudantes produziram intervenções como vídeos, instalações de faixas e pichações deixando seu o recado: estudantes em luta! Lutando pelo direito de estudar, de morar, de trabalhar, de produzir conhecimento e por nosso direito de viver. Mais uma vez, vivemos um momento adverso de nossa história, no qual ultrapassamos as 100 mil mortes por covid-19.

E na busca pela melhoria das condições de vida da população, as e os estudantes organizam a distribuição de alimentos, cozinhas e hortas comunitárias, cursos de agentes populares de saúde, participam de projetos de extensão, produzem pesquisas, assistem e dão aulas. E cada estudante que se preocupa, discute e busca respostas para os problemas que nos atingem, constrói esse movimento que denuncia e combate a política fascista e racista do governo Bolsonaro e dá passos, com criatividade e solidariedade, para uma nova sociedade.

Edição: Lucas Botelho