Paraná

UNIVERSIDADE PÚBLICA

Eleição para Reitoria da UFPR em setembro será online

A ampla participação da comunidade no processo eleitoral irá legitimar a vontade coletiva

Curitiba (PR) |
Após contagem regressiva pelas mais de 20 mil pessoas presentes no ato, a faixa foi recolocada em frente à UFPR
Após contagem regressiva pelas mais de 20 mil pessoas presentes no ato, a faixa foi recolocada em frente à UFPR - Giorgia Prates

Nos dias 1 e 2 de setembro de 2020, docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) irão escolher a próxima gestão da Reitoria da instituição. Todo o processo democrático é conduzido pela Comissão Paritária de Consulta (CPC), formada por representantes das três categorias.

Seguindo os critérios científicos, que estabelecem o isolamento social como a medida mais eficaz para conter a pandemia do novo Coronavírus, a votação será realizada de forma online, pela plataforma SIGEleição, desenvolvida e hospedada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Para participar, os membros da comunidade acadêmica devem confirmar seu e-mail na plataforma, que está dentro do sistema de gestão da UFPR.

As instruções estão no “Manual do Eleitor”, que está disponível neste link https://consulta2020ufpr.com.br/noticias/manual-do-eleitor-da-cpc-ufpr/

Este procedimento precisa ser realizado até 16 de agosto.

Para Eduardo Salamuni, membro da CPC, diretor da Associação dos Professores da UFPR (APUFPR), a ampla participação da comunidade no processo eleitoral irá legitimar a vontade coletiva e será um passo para garantir que o governo federal respeite a decisão democrática, nomeando posteriormente a chapa vencedora.

Há preocupação por parte da sociedade civil e da comunidade acadêmica pelo fato de o atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), em diversos momentos desde o início do mandato tem sinalizado desrespeito à autonomia e ao orçamento das Universidades, em vários estados do país.

Ainda será necessário cadastrar (de 20 a 27 de agosto) a senha na plataforma de votação e a votação em si (1 e 2 de setembro).

Edição: Pedro Carrano