Rio Grande do Sul

EDUCAÇÃO

UFRGS e IFRS estão entre as melhores universidades mundiais

Ranking de entidade internacional aponta ainda que a UFRGS é a segunda melhor universidade federal do Brasil

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A UFRGS ficou na 476ª posição no ranking geral e na 5ª colocação entre as 57 brasileiras que aparecem no relatório
A UFRGS ficou na 476ª posição no ranking geral e na 5ª colocação entre as 57 brasileiras que aparecem no relatório - Foto: Ramon Moser/UFRGS - Arquivo

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) entraram no ranking do Centro de Classificações Universitárias Mundiais (CWUR) das melhores instituições de educação superior do mundo. Divulgada na semana passada, a lista 2020/2021 reúne 2 mil instituições.

A UFRGS ficou na 476ª posição no ranking geral e na 5ª colocação entre as 57 brasileiras que aparecem no relatório. A Universidade subiu uma posição em relação ao levantamento de 2019, quando ficou na sexta colocação do país. Ainda de acordo com o ranking, a UFRGS é considerada a segunda melhor universidade federal do Brasil.

Já o IFRS, único Instituto Federal da lista, figura no número 1.543 do ranking mundial e é o 42º entre as brasileiras.

As primeiras colocações mundiais deste ano seguem sendo ocupadas por instituições norte-americanas e britânicas. As cinco primeiras são Universidade de Harvard (EUA), Instituto de Tecnologia de Massachussets (EUA), Universidade de Stanford (EUA), Universidade de Cambridge (Reino Unido) e Universidade de Oxford (Reino Unido). A universidade brasileira melhor colocada, a USP, conquistou o 103º lugar mundial.

O CWUR é uma organização que presta consultoria em políticas, ideias estratégicas e outros serviços a governos e universidades com o objetivo de melhorar os resultados educacionais e de pesquisa. Os critérios de classificação do ranqueamento global são: Qualidade da educação, medida pelo número de ex-alunos de uma instituição que conquistaram grandes distinções acadêmicas em relação ao tamanho da instituição; Emprego de ex-alunos, medido pelo número de ex-alunos que ocuparam altos cargos executivos em empresas do mundo relacionado ao tamanho da instituição; Qualidade do corpo docente, medida pelo número de membros do corpo docente que conquistaram grandes distinções acadêmicas; Desempenho da pesquisa, medido pelo número total de trabalhos de pesquisa, publicações de alta qualidade, influência e citações.

A lista completa de universidades avaliadas e suas posições, os indicadores utilizados e mais informações sobre a metodologia podem ser acessados no site do CWUR.

Edição: Marcelo Ferreira