Bahia

COMBATE

Conheça medidas do Governo do Estado no combate ao coronavírus na Bahia

Até o momento, o estado registrou 14.566 casos confirmados da doença

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
Central Integrada de Comando e Controle de Saúde funciona desde o dia 17 de março. - GOVBA

Desde o primeiro caso notificado no Brasil, em 26/02, a pandemia de Covid-19 vitimou mais de 24 mil pessoas em todo o país. Na Bahia, foram  registradas 14.566 pessoas contaminadas até o momento. Ao longo destes três meses, na ausência de um comando coeso por parte do Governo Federal, que tem ignorado recomendações de cientistas e da Organização Mundial de Saúde (OMS), estados e municípios vêm tomando a frente em estabelecer medidas de prevenção e contenção da doença. Confira algumas das ações já adotadas na Bahia pelo governador Rui Costa (PT) para o enfrentamento da pandemia: 

Prevenção
- Foram proibidas a circulação, saída e chegada de transportes coletivos intermunicipais, públicos ou privados, de qualquer modalidade, inclusive vans, em municípios com casos confirmados de coronavírus em um intervalo inferior a 15 dias. Confira aqui a lista dos municípios com transporte suspenso.
- Foram suspensas, em todos os municípios baianos, atividades com a presença de público superior a 50 pessoas, como: eventos desportivos, religiosos, científicos, shows, feiras, passeatas, bem como o funcionamento de academias de ginástica, museus, teatros e afins, zoológicos e campeonatos de futebol. As atividades letivas nas unidades de ensino, públicas e particulares, também foram suspensas. As medidas valem até 2 de junho, mas podem ser prorrogadas.
- Foi decretada a obrigatoriedade do uso de máscaras por todas as pessoas em circulação externa nos municípios em que estão vigorando os Decretos de Estado de Calamidade Pública, e que tenham confirmado caso de Covid-19. A exigência vale também para o deslocamento dentro de veículos, exceto quando o condutor for o único ocupante.
- O governo decretou toque de recolher nas cidades de Itabuna, Ipiaú e Jequié, até o dia 30 de maio. O toque de recolher restringe a circulação noturna de pessoas, limitando a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, e impede qualquer atividade comercial neste horário, exceto farmácias. Prefeituras como Alagoinhas, Cachoeira e Juazeiro também optaram pela medida. Como municípios podem vir a adotar ou suspender as ações, é importante acompanhar as informações divulgadas pelas prefeituras.

Atendimento à saúde
- Foram adquiridos 207 novos respiradores mecânicos, essenciais para tratamento de casos graves de Covid-19. Nos próximos dias é esperada a chegada de mais 569 equipamentos.
- Em todo o estado, uma estrutura com 2.418 leitos de referência para o coronavírus, entre clínicos e UTIs, está sendo montada. A capital, Salvador, conta com 1.399 leitos; o interior dispõe de 1.019 leitos. Estão também em funcionamento 53 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) voltadas para a classificação, manejo, estabilização do paciente e, se necessário, regulação para unidades de maior complexidade. Outras 17 estão em processo de estruturação. Aqui você pode buscar unidades em toda a rede de atendimento.

Ações sociais
- Foram implantados dois centros de acolhimento para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social com diagnóstico do novo coronavírus, em Salvador. O primeiro fica em Itapuã, tendo capacidade para 300 pessoas. O segundo, no Rio Vermelho, com capacidade para 1 mil pessoas.
- Estão sendo distribuídos vales-alimentação para alunos da rede pública estadual de ensino, que beneficiarão cerca de 800 mil alunos.
Mais de 233 mil famílias de baixa renda, com consumo de até 25 metros cúbicos de água por mês, terão os tributos pagos pelo governo durante 90 dias. Para receber o benefício, é preciso estar inscrito na categoria Tarifa Social da Embasa.
- O Restaurante Popular iniciou a entrega de quentinhas, evitando a aglomeração de pessoas em suas unidades. O horário de funcionamento foi ampliado  (10h às 14h30), incluindo agora finais de semana.

Importante também foi a oficialização do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, criado para orientar os governos da região na tomada de decisões. O Comitê é formado por médicos, cientistas e pesquisadores.
 

Edição: Elen Carvalho