Rio Grande do Sul

SAÚDE MENTAL

Ação (Com) Vida promove lives e conteúdos sobre saúde mental em tempos de pandemia

Iniciativa de projeto de extensão da UFSM campus Frederico Westphalen promove primeira live nesta quarta-feira (20)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Medo, estresse e ansiedade estão entre os sintomas já percebidos no atual contexto de isolamento, incerteza e recessão - Shutterstock

Um dos maiores desafios no contexto da pandemia do novo coronavírus e suas consequências são os cuidados com a saúde mental. Medo, estresse e ansiedade estão entre os sintomas já percebidos no atual contexto de isolamento, incerteza e recessão. “O impacto da pandemia na saúde mental das pessoas já é extremamente preocupante”, afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), na quarta-feira (14), ao divulgar relatórios que indicam um aumento nos sintomas de depressão e ansiedade em vários países

Com o objetivo de produzir conteúdos informativos que prezam pelo bem-estar social e mental da comunidade em tempos de pandemia da covid-19, foi lançada a ação denominada “(Com) Vida”. A iniciativa é do Projeto de Extensão Comunicare RP, vinculado ao Departamento de Ciências da Comunicação (DECOM) da Universidade Federal de Santa Maria campus Frederico Westphalen (UFSM-FW).

Coordenadora do Projeto de Extensão, a professora Dra. Lana Campanella explica que a ação (Com) Vida vem contribuir com o bem-estar social no enfrentamento da pandemia produzindo conteúdos sobre como lidar com desconfortos emocionais como raiva, medo, ansiedade, tristeza e solidão. “É nosso papel como universidade federal estar atento às demandas da sociedade, auxiliando com ações colaborativas através de projetos de Extensão e de Pesquisa”, destaca.

A ação será veiculada nas redes sociais e site do projeto, através de lives, podcast e cartilhas digitais, a partir desta quarta-feira (20), e segue com programação até o dia 1º de julho de 2020. Assim, a ação (Com) Vida fortalece e auxilia de modo preventivo ao produzir os conteúdos sobre saúde mental em conjunto com as psicólogas Camila Kurek, Janine Cerutti, Laís Piovesan e Monica Marcon.


Divulgação da live desta quarta

Ao longo da ação serão abordados temas como: Ansiedade em tempos de Coronavírus; Relações Afetivas no período de distanciamento social; Saúde mental das crianças, jovens e idosos em tempos de pandemia. É válido ressaltar que a ação conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e o projeto Saúde Mental no campus.

Para assistir as lives, acesse as redes sociais do projeto: Instagram, Facebook e Site.

Edição: Katia Marko