Ceará

Inovações

Fortaleza sedia Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras Para Cidades

Conselho Cidadão de Fortaleza é tema de painel no Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras Para Cidades

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Um dos painéis do evento é o “Deliberação Cidadã: uma inovação democrática para fortalecer as políticas públicas. A experiência do Conselho Cidadão de Fortaleza”. - Divulgação

De 4 a 6 de março, o Centro de Eventos do Ceará recebe a quarta edição do Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades. O evento é vinculado integralmente à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e reúne especialistas e líderes políticos nacionais e internacionais para o debate de políticas públicas que transformaram cidades. O seminário é aberto ao público e totalmente gratuito.

Um dos painéis que será apresentado durante o evento é o “Deliberação Cidadã: uma inovação democrática para fortalecer as políticas públicas. A experiência do Conselho Cidadão de Fortaleza”, que acontece nesta quinta-feira, 5, a partir das 9h, no Salão Pecém, do Centro de Eventos do Ceará, onde debaterá os desafios e oportunidades dos júris cidadãos, também chamados de minipúblicos, como uma metodologia inovadora na tomada de decisões sobre as políticas públicas, ouvindo mais diretamente as demandas da sociedade.

O painel terá como convidado principal Iain Walker, diretor executivo da newDemocracy Foudation, fundação australiana pioneira na realização de minipúblicos e coordenadora do programa da Undef “Enabling National Initiatives to Take Democracy Beyond Elections” (“Capacitando iniciativas nacionais que levem a democracia além das eleições”, em tradução livre). Na ocasião será apresentada a experiência de Fortaleza, a primeira de três cidades no mundo escolhidas para realizar o projeto de democracia deliberativa “Projeto Conselho Cidadão: Vencer o Desafio do Lixo – Uma Fortaleza Viva e com Mais Saúde para Todos”, desenvolvido pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) em parceria com o coletivo Delibera Brasil. 

O painel também contará com a participação de Mário Fracalossi, superintendente Adjunto do Iplanfor; Silvia Cervellini, coordenadora do coletivo Delibera Brasil; o deputado estadual, Salmito Filho (PDT) e; o professor Hermano Carvalho (UECE), coordenador do Laboratório de Administração Pública e Gestão Inteligente de Cidades. Em seguida, haverá o lançamento do guia “Levando a Democracia para além das Eleições”.

O 4º Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para as Cidades é uma realização da Prefeitura de Fortaleza por meio da Coordenadoria de Relações Internacionais e Federativas (Cerif).

Serviços
    
Para inscrição no painel “Deliberação Cidadã: uma inovação democrática para fortalecer as políticas públicas. A experiência do Conselho Cidadão de Fortaleza”, acesse: http://bit.ly/4seminarioDEM

Para inscrição no 4º Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades, acesse: http://bit.ly/4seminarioPMF

Edição: Monyse Ravena