Coluna

Bolsonaro e a intolerância contra pessoas que vivem com HIV

Imagem de perfil do Colunistaesd

Ouça o áudio:

jair bolsonaro
"Ele reafirma o estigma e a discriminação que já existe contra a população que convive com o vírus" - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Presidente opera permanentemente com desprezo à vida

O Brasil, mais uma vez, ficou chocado nesta última semana com uma declaração abominável do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em relação às pessoas com HIV. 

Certamente, sem ter nenhuma condição de defender a absurda campanha que prega a abstinência sexual -- exatamente pelo gasto público e pelo conjunto de dados científicos e estudos internacionais que mostram a ineficácia de campanhas como essa em diversos países que a aderiram --, Jair Bolsonaro resolve fazer mais uma agressão gravíssima à população que vive com HIV. 

É muito grave ter um chefe de estado que afirma que pessoas vivendo com o vírus HIV são “uma despesa para todos no Brasil". Isso reafirma o estigma e a discriminação que já existe contra a população que convive com o vírus. 

Um estudo recente da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil mostra que mais de 64% das pessoas que vivem com HIV já se sentiram discriminadas e estigmatizadas em algum momento da sua vida e que isso impactou fortemente o acesso à saúde e aos medicamentos, baixando a qualidade de vida e o nível de renda dessas pessoas. 

Bolsonaro opera permanentemente com a agressão e o reforço ao estigma na sociedade. Bolsonaro opera permanentemente com desprezo à vida. Opera permanentemente com a incitação à intolerância e ao ódio. Isso é abominável e não pode ser permitido como postura de qualquer cidadão, muito menos do chefe do Executivo do país. 

Edição: Rodrigo Chagas