Coluna

Sertões de Fato, um podcast focado da realidade dos sertões do Nordeste

Imagem de perfil do Colunistaesd
O podcast é um dos formatos de mídia que mais cresce em todo mundo
O podcast é um dos formatos de mídia que mais cresce em todo mundo - Agência Brasil
Mas você sabe o que é um podcast?

Está no ar o podcast Sertões de Fato, o primeiro podcast feito por sertanejos e focado em discussões da realidade dos sertões do Nordeste. Mas você sabe o que é um podcast? Em resumo, podcasts são como programas de rádio que ficam à disposição na internet para você escutar onde, quando e como quiser. Basta acessar o site, quando houver, ou os tocadores de podcasts e apertar o play. A partir daí, pode-se apertar a pausa e recomeçar de onde parou a qualquer momento. Excelente formato para o dia-a-dia no caminho da escola, do trabalho, no trânsito, lavando os pratos ou até mesmo tomando banho.
O podcast é um dos formatos de mídia que mais cresce em todo mundo. Já difundido em muitos países, este formato está se popularizando agora no Brasil. Pesquisas mostram que o crescimento de ouvintes em 2019 foi de mais de 65% e com tendência a seguir crescendo. Além das vantagens já apresentadas, a facilidade em poder acessar e escutar os podcasts é uma de suas grandes qualidades. Pesquisas mostram que no Brasil e no mundo a maioria dos ouvintes opta por escutar diretamente em seus celulares. Ou seja, bastam um celular e um fone de ouvido, e um mundo de informações e debates pode se abrir a você.
Mesmo em fase de crescimento já é possível encontrar podcasts dos mais variados assuntos: futebol, games, saúde, política e uma infinidade de outros temas. Mas, com o lançamento do Sertões de Fato, o público nordestino tem a oportunidade de escutar notícias, debates e entrevistas a partir de perspectiva muito peculiar: a do próprio sertanejo. Apresentado por Vanessa Gonzaga, jornalista do Brasil de Fato, e Omar Torres, o Babá, comunicador de longa data da região do Vale do São Francisco, este podcast já é a grande novidade da imprensa local e promete trazer assuntos variados, mas, principalmente, contextualizados com a realidade das pessoas que aqui moram.
Para escutar o Sertões de Fato, ou qualquer outro podcast, não há segredo. Os programas ficam disponíveis em vários aplicativos de celular, seja qual for a marca do seu. Basta procurar por “agregadores de podcast”. Há muito programas gratuitos. Depois, é só procurar por Sertões de Fato. A partir daí acompanhará as novidades. Também está disponível em conhecidos tocadores de música, como Spotify e Deezer. Basta entrar, assinar e escutar os episódios que serão semanais. 
 

Edição: Monyse Ravena