Bahia

EXERCÍCIOS

Academias ao ar livre democratizam a prática de atividades físicas

Saiba como se exercitar com segurança

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
Os aparelhos dispostos nas praças permitem realizar exercícios que ajudam no condicionamento físico e na boa forma.
Os aparelhos dispostos nas praças permitem realizar exercícios que ajudam no condicionamento físico e na boa forma. - Danielle da Gama

A chegada do verão estimula a preocupação com a saúde e a boa forma física. Mas em Salvador, ensolarada de janeiro a janeiro, nem o inverno é motivo para não se exercitar. Para quem não quer gastar dinheiro ou não gosta da rotina das academias de ginástica, uma boa opção para driblar o sedentarismo ou manter a forma são as academias ao ar livre, espalhadas por vários pontos da cidade. A vantagem é que os equipamentos ficam em praças e locais públicos e seu uso é inteiramente gratuito.
Os aparelhos, que incluem simuladores de caminhada, cavalgada e esqui, permitem realizar exercícios que ajudam no condicionamento físico, na boa forma e na promoção do equilíbrio físico e emocional. O professor de Educação Física Victor Rocha, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Prefeitura de Salinas da Margarida explica: “A prática de atividades físicas, de modo geral, traz inúmeros benefícios. Entre eles, melhora da integração e relações sociais, fortalecimento dos músculos e articulações, melhora das capacidades físicas e consciência corporal, e diminuição do risco de doenças cardíacas e coronárias”. As academias ao ar livre, segundo o educador, trazem ainda outras vantagens, como a gratuidade e facilidade de acesso, além da “eficiência e diversidade das modalidades dos equipamentos, podendo trabalhar de forma multiarticular a maioria dos músculos do nosso corpo”, afirma.
Mas, antes de calçar os tênis e correr para a praça mais próxima, fique atento às dicas do profissional: é importante realizar o alongamento dos músculos que serão utilizados, além dos cuidados especiais em atividades ao ar livre, principalmente quanto à exposição ao sol e calor. “Devemos evitar, preferencialmente, o período das 10h00 às 16h00; usar roupas confortáveis e leves, que possam proteger a maior parte do nosso corpo dessa exposição; usar protetor solar; e hidratar-se bastante durante a prática”, ensina. Já, nos períodos frios ou chuvosos, é importante atentar para pisos e equipamentos molhados e escorregadios. Além disso, segundo os manuais de uso destas academias, os aparelhos não são indicados para menores de doze anos.
Para quem está acima dos 60 anos, o uso é indicado, sempre tomando os mesmos cuidados. Victor explica que os exercícios, “além de combater o sedentarismo e ajudar na promoção da saúde desta população, ajudam também na melhoria das limitações advindas da idade, melhorando a mobilidade, resistência e reduzindo o risco de doenças”.
O professor pontua que as academias ao ar livre representam a democratização das atividades físicas. Já, a presença do profissional de educação física nestes locais é, segundo ele, foco de debates, “por este ser o agente que deve garantir a orientação correta na prática dos exercícios”. Como na maioria dos casos, não é possível usufruir da orientação de um profissional durante a prática, o ideal é buscar orientação antes, o que pode ser feito através da consulta a sites especializados na internet, elaborados por profissionais da área, ou através de professores e estudantes nas faculdades de Educação Física. Para garantir a segurança dos praticantes, é importante ainda que os espaços contem com equipamentos com boa manutenção e placas de orientação para o correto uso dos aparelhos, de modo a evitar lesões e acidentes.
 

Edição: Elen Carvalho