Bahia

SAÚDE

Natação é opção de esporte para os meses mais quentes do ano em Salvador

A prática traz benefícios para a saúde geral e pode ser feita também nas praias

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
Em Salvador, existem duas piscinas olímpicas, uma na Pituba, administrada pela Prefeitura e outra no Bonocô, administrada pelo Estado.
Em Salvador, existem duas piscinas olímpicas, uma na Pituba, administrada pela Prefeitura e outra no Bonocô, administrada pelo Estado. - João Ubaldo/Sudesb

Chegada a primavera, com a aproximação do final de ano e, consequentemente, das férias, as práticas esportivas aumentam significativamente. Isso acontece nas academias, com a procura pelos treinos de musculação, nas caminhadas e corridas na orla e nos parques. As práticas esportivas podem trazer benefícios para a saúde do corpo e da mente, sendo, além disso, alternativa para o lazer e ocupação do tempo na época mais quente do ano. A natação pode unir o útil ao agradável, mas quais são os benefícios, quem pode e quais são as dicas para quem quer praticar?
Segundo o Professor da AABB, Nilo Rosa, a natação é indicada para pessoas de todas as idades. Atualmente o clube tem alunos de 1 ano e 4 meses até 70 anos. A prática “traz como benefícios a socialização, desenvolvimento da autoconfiança, fortalecimento dos músculos respiratórios e músculos de membros superiores e inferiores”, argumenta Nilo.
Elen Rebeca da Silva, praticante da natação, fala sobre como nadar mudou e trouxe benefícios no seu cotidiano. “Além de ajudar com as alergias respiratórias, que se tornaram praticamente escassas, nadar nos faz ficar em contato com a água, que por si só traz um efeito de acalmar o corpo e também a mente. Por mais que estejamos em movimento, a natação é um esporte muito silencioso, então sinto que medito em movimento nas águas”, relata.
Do ponto de vista competitivo, o professor Nilo explica que “para competições em águas abertas e em piscinas, temos equipes formadas por atletas profissionais e amadores com faixas etárias variadas”, afirma.
Nilo diz ainda que se trata de um esporte caro, devido ao custo com a manutenção e a higiene das piscinas. “Para os praticantes o custo é com touca e óculos de natação, trajes próprios para a prática.  Aqui no clube conseguimos manter um valor reduzido nas mensalidades e disponibilizar bolsas para crianças da comunidade inscritos no Projeto do Clube”, comenta.
Elen Rebeca ressalta que indicaria a natação para as pessoas, mas que falta investimento do Estado na estrutura e incentivo. “Eu super indico. Porém o preço não é acessível. O poder público deveria investir na natação, e em outros esportes, como política também de saúde da população”, pontua.
É necessário praticar a natação de maneira segura e que traga benefícios para a saúde, por isso Nilo chama atenção para os cuidados, “assim como em todas modalidades esportivas, devemos sempre ter orientação e acompanhamento de um profissional qualificado. O profissional em Educação Física”.
Em Salvador, as pessoas interessadas podem procurar “em academias, clubes,  escolas de natação e também nos condomínios. Existem também duas piscinas olímpicas, uma na Pituba, administrada pela Prefeitura e outra no Bonocô, administrada pelo Governo do Estado”,  completa Nilo. 
O professor de Educação Física Paulo Roberto Sena, explica que para quem vive no litoral, do ponto de vista do acesso e inclusão, as praias podem ser uma ótima estratégia para o aprendizado, mas requer cuidados adicionais. “A primeira coisa é a densidade - pois a água do mar é mais densa, o que nos ajuda a flutuar. Mas isso muda alguns fatores relacionadas ao nado. Outras questões são a correnteza e o fato de ser um ambiente sem demarcações físicas, como numa piscina, o que expressam um risco para aqueles(as) que estão iniciando na modalidade. Portanto, existe a necessidade do professor de Educação Física, que, através do exercício pedagógico estruturado, precisa conceber o ensino prático e teórico contendo esses elementos que diferenciam o aprendizado na piscina e no mar”, conclui.

Edição: Elen Carvalho