Bahia

MOBILIZAÇÕES

EDITORIAL | Março é mês de luta!

Dia Internacional das Mulheres e Dia Mundial da Água são algumas das datas que marcam este mês

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
Por toda Bahia, atos foram realizados para denunciar os impactos dos rompimentos das barragens para a população.
Por toda Bahia, atos foram realizados para denunciar os impactos dos rompimentos das barragens para a população. - MAB

O mês de março é muito lembrado na memória coletiva do povo brasileiro. Está na música popular brasileira evocada por Tom Jobim com o verso: “São as águas de março fechando o verão/ É a promessa de vida no teu coração”; está no dia 19, quando tradicionalmente os camponeses semeiam a terra que está prestes a receber a chuva, em homenagem a São José; está também na religiosidade, como o período da quaresma.
Muitas vezes, o mês de março é também lembrado por ser o “início do ano”, ou seja, “as coisas só começam a funcionar na Bahia depois do carnaval”. Mas, os trabalhadores e as trabalhadoras sabem que não é assim que funciona. A labuta começa no primeiro dia do ano para a grande maioria do povo, e, apesar da folia momentânea do carnaval, a classe trabalhadora segue seu ritmo e o sonho de um dia ter uma vida melhor.
Por isso que para nós do Brasil de Fato o mês de março deve ser lembrado como um mês de muitas lutas por um país mais justo e livre de opressões! A começar pelo dia 08 de março, Dia Internacional de luta das Mulheres, talvez a data mais importante, por que simboliza a luta das mulheres por igualdade e por respeito. O feminismo é a ideia de que as mulheres devem ter direitos iguais aos homens, e não a submissão deles a elas.
Temos também o dia 14, o dia de luta dos atingidos por barragens e o dia 22 o dia mundial da água, duas datas extremamente importantes em um contexto do recente crime cometido pela Vale em Brumadinho-MG, em que centenas de trabalhadores foram mortos após o rompimento de uma barragem. O dia 22 representa a importância da soberania nacional sob os bens da natureza, como a água, os minérios, as florestas e o petróleo.
O dia 21 de março é o dia internacional de luta pela eliminação da discriminação racial. O dia foi instituído pela ONU em memória ao massacre de Sharpeville, ocorrido na África do Sul em 1960, quando milhares de negros e negras protestavam pacificamente contra uma lei que os obrigava a utilizar um passe que limitava sua locomoção a determinados lugares e foram recebidos com rajadas de metralhadora pela polícia local.
Não podemos esquecer que no dia 14 de março faz um ano do assassinato da vereadora Marielle Franco, no Rio de Janeiro. Militante negra, feminista, lésbica e da periferia, Marielle nos faz lembrar que o povo brasileiro está em permanente luta contra as opressões e por dias melhores.
Que a alegria e a irreverência de Marielle, sambista que era, aliada com sua determinação pelas causas populares, marquem definitivamente na memória do povo o mês de março como um mês de luta!
 

Edição: Elen Carvalho