Bahia

CORRIDA

Caminhada e corrida promovem bem estar, saúde e laços de amizade

Atividades de baixo custo auxiliam no condicionamento físico, ajuda no controle de doenças e influenciam no humor

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
Nos grupos de corridas, o incentivo e os vínculos de amizade são elementos presentes.
Nos grupos de corridas, o incentivo e os vínculos de amizade são elementos presentes. - Arquivo pessoal

A chegada do verão e o início de um novo ano leva muitas pessoas a colocarem metas de iniciar exercícios, emagrecer, sair do sedentarismo e melhorar a qualidade de vida. Aumenta o número de pessoas caminhando ou correndo nas pistas da orla, parques, praças ou grandes avenidas que ganharam pistas de caminhada nos últimos períodos.
O advogado e professor de História, Valdir Martins Barbosa, nos conta que a corrida sempre foi bem presente em sua vida desde a adolescência na escola, onde escolheu o atletismo na aula de Educação Física. Valdir participa de um grupo de corrida em Salvador há um ano e diz que foi um diferencial em sua vida. “Para mim o que mudou após participar de forma mais cotidiana de um grupo foi a evolução física. Vou fazer 50 anos e posso falar com muita alegria que em uma prova de 10 km hoje faço um tempo melhor que quando tinha 35. Hoje tenho as melhores marcas em termos  de conquistas de tempo dos recordes pessoais, pela maturidade física, pela orientação de forma elaborada e o apoio do grupo. Estou muito feliz nesses aspectos da vivência coletiva, pelo crescimento individual”.
O grupo do qual faz parte tem cerca de 30 pessoas, que treinam nas terças e quintas na pista da UFBA, das 5:30 às 7 horas da manhã. Aos sábados, quinzenalmente, se encontram para um treino fora da pista da UFBA, no CAB – Centro Administrativo da Bahia, Parque da Cidade ou Orla.
O advogado chama atenção para a importância da atividade em grupo. “O fato de se encontrar sistematicamente semana após semana vai criando vínculos, identidades com as pessoas e quando menos você espera tem uma relação de amizade, de respeito, de convivência saudável. A gente admira muito aqueles mais esforçados, aqueles que estão lá para perder peso, há um incentivo muito grande. Temos pessoas mais idosas, mais jovens, que estão lá por algum problema de coluna ou obesidade. Sinto muita alegria do grupo com a vitória de cada participante”, pontua.
Angélica Lima, professora de Educação Física, fala sobre a importância demovimentar o corpo por ser um momento de autocuidado, de atenção, de amor, que faz bem para o físico e para a mente. “A corrida e a caminhada são excelentes atividades de baixo custo ou nenhum custo, na maioria das vezes, que auxilia no condicionamento físico, perda de peso. Regada a uma alimentação balanceada, ajuda no controle de doenças cardiovasculares, no bem estar e no humor, já que ajuda a liberar substâncias que dão prazer”, ressalta a profissional.
A professora destaca ainda a necessidade dos cuidados e a orientação profissional de um professor de educação física que vai avaliar sua rotina, objetivo, dificuldades, a forma de iniciar, o tempo de atividade, se há alguma contra indicação. “Os cuidados vão de acordo com as limitações, caso a pessoa possua, boa alimentação. Deve -se evitar iniciar uma atividade sem orientação, principalmente no oscilar entre a caminhada e corrida. É preciso beber muita água e se hidratar bem, uma vez que se perde muito durante a atividade.E interromper a atividade a qualquer momento que sentir desconforto”, finaliza.
Valdir ainda comenta que para quem ainda não caminha ou corre, e não está em um grupo de corrida, é mais complicado começar sozinho pela a dinâmica de vida que a gente tem, trabalho e outros compromissos. “Eu achava inimaginável acordar às 5 da manhã para treinar, hoje eu acho estranho não acordar pra correr. Então, acho que se engajar num grupo de corrida é essencial, e saber que tem mais pessoas, encontrar um grupo de amigos e amigas. Diria que você se descobre muito, descobre o potencial do seu corpo, seu potencial de criatividade. Se eu tivesse tido oportunidade, teria ingressado em um grupo de corrida bem antes”, conclui.
 

Edição: Elen Carvalho